quarta-feira, 11 de março de 2009

Notícia- PJ apreende um milhão de dólares norte-americanos falsos


A Policia Judiciária (PJ) anunciou, hoje, a apreensão, na zona de Chaves, de um milhão de dólares norte-americanos falsos e a detenção de dois indivíduos. Aos detidos, de 51 e 28 anos de idade, empresários do ramo comercial, depois de submetidos a primeiro interrogatório judicial, foi aplicada a medida de coacção de apresentação periódica às autoridades.

Segundo uma nota da PJ, a apreensão resultou de uma investigação desenvolvida pela Directoria do Norte, na zona de Chaves, onde foram apreendidas 10 mil notas de 100, num total de um milhão de dólares norte-americanos falsos, de elevada qualidade, que terão sido produzidas por sistema tipográfico.

O destino provável dos dólares norte-americanos contrafeitos seriam "países do Leste e africanos", disse Rui Nunes, coordenador da investigação.

"Em Portugal não se transaccionam tão elevadas quantidades de dólares contrafeitos, estas transacções têm habitualmente o mesmo tipo de destino", afirmou.

"Encontramos dois tipos diferentes de falsificação. As notas tinham números de séries diferentes e foram fabricadas em alturas diferentes", afirmou Rui Nunes, referindo que está a ser investigada "a afinidade com outras apreensões anteriores".

Entre o montante apreendido encontrava-se uma pequena quantidade de dinares iraquianos verdadeiros, uma moeda que é "altamente desvalorizavel" e que, de acordo com a PJ, "há indícios de que é usada em grande quantidades, fazendo crer que é valiosa, em burlas".

De acordo com o investigador, esta foi "a primeira apreensão de relevo deste ano", em termos de moeda contrafeita.

Sem apontar valores, o responsável salientou que em 2008, a directoria da PJ do Porto foi "a que apreendeu mais moeda falsa", referindo que na zona de Chaves já foram efectuadas outras apreensões idênticas.


In http://sic.aeiou.pt/online/noticias/pais/Dinheiro+falso+em+Chaves.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário