sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Violência nas escolas (Parte I)


Depois da nossa casa a escola é um dos meios mais próximos da maior parte dos jovens. Por isso, a CRIMINALIDADE NA ESCOLA é o tema que vamos abordar de seguida.
Desde a violência entre alunos ao tráfico de droga, são muitas as formas de crime praticadas nas escolas.

Comecemos por abordar um dos crimes mais frequentes praticados nas escolas “Bullying”.

- O “Bullying”, ou mais conhecido como violência verbal e/ou física gerada na comunidade escolar, tem vindo a aumentar de ano para ano, cada vez mais intensificada e sem fim à vista.
O nome “bullying”, que provem do Inglês, foi inserido na nossa lingua há relativamente pouco tempo, tão recente até que muitos ainda desconhecem tal palavra.
Cerca de 300 casos de “bullying” tiveram lugar nas escolas portuguesas, no passado ano lectivo, tendo sido apreendidas cerca de 84 armas de fogo.
A principal causa deste grave problema prende-se à divisão dos jovens em grupos que, por vezes, ridicularizam alunos que, segundo os seus padrões, são considerados inferior aos outros e por isso são sujeitos às piadas, às reduções ao ridículo e até à violência física. Além destes casos, também se verificam situações de violência sexual.
Como qualquer problema, também este tem as suas consequências. Desde provocar estados de angústia e raiva até ao caso extremo da depressão. A depressão, por sua vez, pode levar ao suicídio, sendo capaz de passar por uma fase de automutilação.

1 comentário:

  1. gostei muito;porque esse tipo de violência prescisa ser acabado.

    ResponderEliminar