segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Criminalidade Feminina


Com o passar do tempo, mudam-se atitudes e comportamentos.
Um desses casos é o facto de a criminalidade feminina estar a aumentar exponencialmente (apesar de pouco notórios em relação aos cometidos pelo sexo oposto). No nosso país apenas 3% dos crimes são cometidos pelas mulheres. Estas matam ou mandam matar os maridos/companheiros, principalmente, por ciúme, amor, paixão, mas também por legitima defesa como ocorre com as vítimas de violência doméstica.
No que diz respeito às “criminosas” detidas são, aproximadamente 1500 em Portugal. De 60 a 70% das mulheres presas têm uma idade, em média, superior à dos homens detidos, tendo sido maioritariamente detidas por tráfico de droga. As mais novas estão mais voltadas para crimes como o roubo a bancos.
Segundo alguns criminologistas, as portuguesas ligadas ao mundo do crime começavam, antigamente, pelos crimes mais simples como o roubo simples e o envenenamento, enquanto agora começam pelo tráfico de droga.
Por tudo isto, deve começar-se a alterar atitudes e comportamentos, de modo a que a criminalidade feminina baixe e, consequentemente, ajude a criminalidade em geral a diminuir.

1 comentário: