segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Violência doméstica


O ser humano, em geral, estabelece as suas primeiras relações com a família, começa por ser inserido num mundo que é a sua casa e é aí que a sua vida social começa. Por esta razão, decidimos começar por nos referirmos a um tipo de criminalidade que está relacionado com o que se passa em casa de algumas pessoas- a VIOLÊNCIA DOMÉSTICA.

A violência doméstica é um problema universal que atinge milhares de pessoas, em grande número de vezes, de forma silenciosa e dissimuladamente.
Trata-se de um problema que afecta ambos os sexos e não costuma obedecer a nenhum nível social, económico, religioso ou cultural específico. A sua importância é relevante por duas razões: primeiro, devido ao sofrimento indescritível das suas vítimas,que sofrem muitas vezes em silêncio e, em segundo, porque, comprovadamente, a violência doméstica, incluindo aí a Negligência Precoce e o Abuso Sexual, podem impedir um bom desenvolvimento físico e mental da vítima.

A Violência Doméstica, segundo alguns autores, é o resultado de agressão física ao companheiro ou à companheira. Para outros o envolvimento de crianças também caracterizaria a Violência Doméstica.
A vítima de Violência Doméstica, geralmente, tem pouco auto estima e encontra-se presa na relação com quem a agride, seja por dependência emocional ou material. O agressor geralmente acusa a vítima de ser responsável pela agressão, a qual acaba por sofrer uma grande culpa e vergonha. A vítima também se sente violada e traída, já que o agressor promete, depois do acto agressor, que nunca mais vai repetir este tipo de comportamento, para depois repeti-lo.

1 comentário:

  1. Violência doméstica, um tema muito interessante, com textos bem conseguidos, que focam bem toda a problemática inerente a este tipo de crime.

    ResponderEliminar