quarta-feira, 15 de abril de 2009

Violência no namoro


O namoro está habitualmente associado a uma fase romântica da vida. No entanto, em Portugal, está também ligado, em muitos casos, à violência.

Engane-se quem pensa que a violência nas relações íntimas é coisa de casamento, com o homem a subjugar a mulher. As novas gerações provam o contrário e começam a agredir-se mutuamente já na adolescência. Chegam ao ponto de insultar, ameaçar e até esbofetear, o que constitui um alerta de risco para a violência marital.


Existe tanta violência no namoro como no casamento: 25% dos jovens já foram vítimas. Os mais novos começam a agredir-se cada vez mais cedo. E o maior problema, é que a maioria encara com normalidade que dois namorados se agridam. O que acontece é que os adolescentes, embora reprovem a violência em abstracto, depois encontram justificações e desculpam a violência em situações específicas, como os ciúmes ou a infidelidade.

Por violência não se entende apenas murros e pontapés. “A violência mais comum é a emocional (insultos, humilhações, ameaças, tentativas de controlo) e a pequena violência física (bofetadas, empurrões)”.

No namoro as agressões são mútuas e a vítima interpreta esses actos "erradamente" como sendo de ciúme, minimizando o episódio, e crê que, com o casamento, as coisas vão mudar. Mas isso nem sempre é verdade e geralmente, a violência intensifica-se.

Algumas mulheres acabam por sofrer tanto como as que já estão casadas, diferenciando-se apenas pela inexistência do vínculo do matrimónio e de filhos. Mas a ocorrência da violência no namoro deveria representar "um sinal de alarme" para as mulheres.

Tal como no casamento, também no namoro "o medo da mulher é um aliado do agressor". O receio de perseguições e retaliações acaba por levá-la a render-se ao domínio do namorado, o que muitas vezes a impede de reagir mais cedo.

8 comentários:

  1. Não se chama de comentario, ao que vou escrever, mas sim de desabafo.
    Namoro a cerca de um ano e meio, e o meu namorado, e demasiado possessivo, controlador, sintome precionada psicologicamente, nao posso falar com rapazes e torna-se agressivo quando estou perto de outros rapazes.
    Nunca me bateu. Mas faz indirectamente chantagem psicologica, sou vitima de violencia do namoro?

    ResponderEliminar
  2. Comigo passa-se o mesmo...nao posso falar com ninguem..nao gosta das pessoas que me rodeiam, controla-me 24 horas, já me ameaçou de bater, faz cenas de ciumes a toda a hora, quero acabar com a relação e ele nao me deixa...diz que quer mudar, que precisa da minha ajuda....nao sei o que fazer?

    ResponderEliminar
  3. a policia serve para alguma coisa.

    ResponderEliminar
  4. a policia serve para alguma coisa,sim mas as coisas nao sao bem assim.um namoro violento traz consequencias psicologicas tudo tem de ser arrumado.um namoro violento arruina te a vida!primeiro nao se consegue largar logo porque ha periodos nupciais parece bonito e ha amor e depois vem o medo as ameaças o horror.eu deixei um namorado assim quando me começou a bater e quando lhe disse ke o queria deixar pontapeou me... hoje trago comigo o medo, a insegurança,desilusao e nunca mais consegui ter um relacionamento. sim fui ao psicologos etc... ajudou me mas a marca fica pra sempre,,, se o teu namorado ja é violento nao deixes ke te destrua a vida e o brilho nos olhos.ke os meus por muito ke sorria lá no fundo nao se esquece

    ResponderEliminar
  5. nao o amor e' Lindo e o Bruno.Carvalho e' a minha vida... Ly^^) Babe

    ResponderEliminar
  6. sou anonima e gosto de panhar no cu!!!!
    ass. Raquel Pais 9168

    ResponderEliminar
  7. É sim namoro com violência.
    A violência vai de física ( bater, empurrar), psicológica(insultar,...) e sexual( pressionar a certos relacionamentos sexualmente).
    E não o desculpes pelo seu comportamento, pois amor com violencia não é amor

    ResponderEliminar
  8. sou anonima e gosto de levar no cu , todos os dias
    ass, RAQUEL DIAS

    ResponderEliminar