sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

A criminalidade começa cada vez mais cedo


A violência e o crime têm se tornado problema cada vez mais agudo. Para muitos, os principais responsáveis por essa sensação generalizada de insegurança são os jovens.

A droga, a violência, as armas são realidades que estão cada vez mais próximas dos jovens.

De acordo com as autoridades policiais: mais violência e mais jovens em idades muito precoces, dos 12 aos 16 anos, praticam o crime. Os dados disponíveis apontam para a existência de uma nova tendência que associa a juventude à violência e que está a ganhar terreno em Portugal.

Os jovens actuam em grupo, com motivações quase sempre económicas e de afirmação social, que não hesitam em usar armas de fogo e a violência para atingirem os objectivos imediatos. A maioria provem de bairros degradados, sujeitos a fenómenos de imigração, marginalização, de famílias disfuncionais, em que falha a supervisão, com percursos escolares problemáticos e de baixas habilitações profissionais. Alguns iniciam as experiências criminais aos 12 anos, e aos 13 já são líderes de grupos. O reconhecimento social pelos pares sustenta um pensamento: "Eu tenho importância, tenho uma identidade e não sou um ser social desvalorizado."

Os casos de reincidências são muitos. A única solução para estes jovens parece ser a de respostas diferentes para uma vida diferente, tanto a nível da prevenção como da reinserção.

Esta realidade deve ser alterada. Para isso, deve haver uma maior preocupação por parte da família, das escolas e da segurança social. Estes "pequenos adultos" devem ser alertados para os perigos e as consequências que o mundo do crime originam.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

O ínicio


Comparando o rácio de polícia por cidadão, verificamos que em Portugal existem cerca de 467 elementos policiais por cada 100 mil habitantes, valor que é superior ao registado em grande parte dos restantes países da união Europeia. Portugal é, assim, considerado por muitos um país seguro. Opiniões à parte, a verdade é que o Relatório Anual de Segurança Interna, revela que a criminalidade está a aumentar em Portugal.

Assim, são muitas as questões com que nos deparamos todos os dias acerca do que afinal se passa: Quais as causas de todo este aumento? As consequências? Que medidas a tomar? Qual o papel das autoridades? É para tentar responder a estas e outras perguntas que resolvemos criar este blog. Aqui vais poder contar com textos informativos, notícias, sugestões, imagens, actualizações entre outras coisas que te vão ajudar a conhecer melhor este mundo da criminalidade.